SINTAD

Dorisvan: exemplo de dedicação e acolhimento que transforma

19/09/2024 08/04/2025 17:49 130 visualizações

Dorisvan, técnico administrativo da UFT, é exemplo de dedicação e acolhimento, transformando o ambiente de trabalho e inspirando seus colegas com sua postura ética e colaborativa.

Acolher é respeitar o próximo, é tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Essas são algumas das qualidades que definem Dorisvan Moreira, técnico administrativo da UFT, lotado no Câmpus de Miracema e atualmente na Divisão de Apoio à Direção. Desde 2006, em todos os setores por onde passa, ele deixa sua marca de respeito, empatia e acolhimento, sempre disposto a compartilhar seu vasto conhecimento sobre os sistemas e processos da instituição, criando um ambiente mais harmonioso.

Acolhimento e colaboração

Mas o que faz com que Dorisvan seja visto por seus colegas de trabalho dessa forma? Wagner Lemos Martins, servidor lotado na biblioteca, descreve Dorisvan como uma pessoa especial, sempre de bom humor, que dificilmente não tem disponibilidade pra ajudar um colega. Wagner lembra de quando não estava habituado com as demandas dos setores de apoio à Direção e da Central de Estágio, onde trabalhou junto com Dorisvan; e ele sempre prestativo em repassar conhecimento sobre o fluxo de cada tarefa, especialmente no uso do sistema SAGE, no qual Wagner não tinha habilidade. "Isso traz um bom relacionamento entre os colegas, valoriza cada um e cria um bom clima de convivência no ambiente de trabalho", reflete Wagner.

 

Roberto Monteiro Martins, administrador lotado na Coordenação Acadêmica, reforça essa visão, descrevendo Dorisvan como um servidor acolhedor que gosta de compartilhar seus conhecimentos, tanto institucionais, quanto de experiências profissionais externas. Roberto conta que já trabalhou com Dorisvan em várias ocasiões, incluindo uma oficina desenvolvida pelos dois para apresentar as ferramentas digitais e sistemas da UFT, com o intuito de atender a necessidade de acadêmcios - principalmente indígenas, "Ele é um servidor que merece ser reconhecido por essas boas características que tem", afirma Roberto. enfatizando que Dorisvan é realmente um servidor acolhedor.

Inspiração

A diretora do câmpus, Kalina Ligia  ressalta que Dorisvan está sempre disposto a ajudar a todos, desde docentes até terceirizados e acadêmicos. "Para ele, não tem tempo ruim. Sempre de bom humor, sorridente... Trata a todos de igual modo", diz Kalina. Ela também menciona que Dorisvan conhece todos os setores da UFT e sempre busca soluções para os mais diversos problemas. Durante a pandemia, enquanto muitos trabalhavam remotamente, Dorisvan estava no câmpus, garantindo que as operações continuassem funcionando. Não é à toa que ela gosta que ele participe de todas as reuniões, pois ele sempre tem ótimas sugestões.

Ingrid Karla da Nóbrega Beserra, é coordenadora do curso de Serviço Social e trabalhou no Câmpus, junto com Dorisvan. Ao procurarmos ela pra falar sobre o colega, ela mencionou a alegria de poder contribuir e disse entusiasmada que ele é um servidor público que “merece ser reconhecido não só pela UFT, mas por todo o Brasil”. Ao ser questionada sobre uma situação em que a atitude acolhedora dele fez a diferença, ela emocionou-se ao descrever como se sente acolhida por ele diariamente. Para ela, “Dorisvan é mais que um colega de trabalho; ele é um guia que orienta, ouve e acolhe sempre que necessário, tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso e positivo”.

Ela compartilhou ainda, que todos os dias sente o impacto positivo da presença de Dorisvan. Ele é a pessoa a quem ela recorre quando tem dúvidas, problemas ou simplesmente precisa de orientação. Dorisvan não apenas cumpre suas tarefas, mas vai além, ajudando a resolver problemas, oferecendo apoio emocional e orientando seus colegas. Essa dedicação é o que torna Dorisvan uma figura essencial para todos no Câmpus, alguém em quem todos confiam e admiram.

Ingrid termina sua fala expressando sua satisfação em ter a oportunidade de falar sobre ele em uma campanha como essa. Para ela, Dorisvan é o exemplo de servidor público: comprometido, dedicado e sempre disposto a ajudar.

Motivação

Quando perguntado sobre o que o motiva a ajudar seus colegas e a criar um ambiente acolhedor, ele que já trabalhou na Biblioteca, foi secretário do curso de Serviço Social, gerente de Recursos Humanos, coordenador acadêmico, chefe da seção de Estágios e Assistência Estudantil e agora está como Chefe da Divisão de Apoio à Direção do Câmpus, responde com humildade. "Estamos aqui para atender à comunidade universitária e ser útil no exercício do trabalho, tratando a todos com presteza, urbanidade e ética", diz. Ele acredita que, como passamos grande parte de nosso tempo no ambiente de trabalho, é justo tentar tornar as relações interpessoais mais harmônicas e os espaços de trabalho mais acolhedores.

Dorisvan também destaca a importância do respeito no ambiente de trabalho, afirmando que respeitar as opiniões, saber ouvir e se expressar sem ofensas são fundamentais para um ambiente saudável e de aprendizado. "Respeitar as particularidades dos colegas e não fazer juízo de opinião sem conhecimento de causa contribui para a boa convivência coletiva", explica Dorisvan.

Dorisvan é um exemplo de como atitudes simples de acolhimento e respeito podem transformar um ambiente de trabalho. Sua dedicação à UFT e ao bem-estar de seus colegas faz dele não apenas um técnico administrativo, mas um verdadeiro líder e inspiração para os colegas. (Com colaboração de Míriam Almeida)